Escoteiros campinenses celebram 35 anos na UFCG

Grupo educacional se reúne a partir das 13h deste sábado (27)

Neste sábado (27), o grupo de escoteiros 9º PB - General Sampaio irá celebrar seus 35 anos no Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Bodocongó, onde se reúne desde então. As atividades alusivas ao aniversário serão realizadas no período da tarde, das 13h às 18h.

O diretor-presidente do 9º PB, Harrison Sousa, ressalta que desde 1985 o grupo tem realizado suas reuniões semanais no campus da UFCG, onde, além da disponibilização da área do campus para as atividades dos jovens, a reitoria e a prefeitura universitária têm dado o apoio ao movimento escoteiro de Campina Grande.

Harrison Sousa também destacou a baixa participação dos filhos de servidores, prestadores de serviços e alunos da universidade no movimento. "Em nossa visão, por estarmos nas dependências da UFCG, poderíamos ter uma integração maior com a comunidade. Há uma angústia por não conseguirmos contribuir, dar esse retorno à UFCG", comentou.

No último sábado (20), o reitor Vicemário Simões fez uma visita ao grupo de escoteiros e participou da cerimônia de descerramento da bandeira nacional e recebeu dos dirigentes do 9º PB um lenço do uniforme, simbolizando a gratidão e reconhecimento ao apoio da UFCG ao movimento escoteiro.

Ingresso e participação - Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, o Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Para se juntar ao Movimento Escoteiro, como jovem, é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

No Brasil, criado em 1924, os escoteiros estão presentes em 637 cidades, somando um total de 1.291 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

(Fonte: Grupo de Escoteiros 9˚ PB)

Data: 26/05/2017