UFCG promove palestra sobre Segurança Digital

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (19) e contou com a presença de estudantes e representantes de instituições públicas e privadas

Parecia filme de ficção científica, mas tratava-se de um fato real e sério. Recentemente o mundo se assustou com um ciberataque em massa que atingiu 74 países, incluindo o Brasil, e afetou serviços públicos essenciais à população. Um vírus inutilizava o sistema ou seus dados, até que fosse paga uma quantia em dinheiro. Com medo de novos ataques, empresas e órgãos públicos brasileiros chegaram a tirar seus sites do ar. Todos os dias, o universo digital está sujeito a diversas ameaças que comprometem seriamente a segurança de redes integradas de sistemas. Pensando nisso, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Centro Virtus de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação (TI), promoveu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Extensão da UFCG, a palestra “Cyber Security - A importância da segurança digital no mundo corporativo”, com o gerente sênior de Segurança da Informação do Banco Bradesco, Júlio César Padilha.

Segundo Killer Gorgonio, vice-diretor do Virtus, estamos cada vez mais envolvidos por sistemas informatizados integrados em rede. E isso pode impactar não só nos equipamentos digitais que utilizamos, como também no ambiente em que vivemos, de diversas formas. Por exemplo, um apagão em nossa residência aparentemente pode não ter um objetivo específico como um ataque virtual. No entanto, as lâmpadas pelas quais estamos rodeados podem estar integradas a sistemas em rede capazes de comprometer a nossa segurança. “Essa palestra tem o objetivo de debater exatamente esses novos desafios da Segurança da Informação”, explicou.

O evento foi aberto ao público e contou com a presença de representantes de órgãos públicos e privados do Estado, estudantes e curiosos sobre o tema.

(Suzy Rodrigues - Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2017