topo_cabecalho
Pesquisa da UFCG sobre volume de água embutido em produtos agrícolas é destaque em telejornal local

 

Uma pesquisa desenvolvida por professores do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque no telejornal local da TV Paraíba, o JPB - Primeira Edição, desta segunda-feira (15). A pesquisa, que aborda o volume de água embutido em produtos agrícolas e agropecuários - a chamada “água virtual” -, ganhou repercussão internacional pela importância do tema.

                                    

Desenvolvida pela doutora e professora Sonaly Duarte de Oliveira, sob a orientação do professor Vicente de Paulo Rodrigues da Silva, o trabalho analisou 27 produtos e constatou que o Brasil exporta o equivalente a 54,8 bilhões de metros cúbicos por ano em forma de água virtual contida apenas em commodities agrícolas, o que impacta em uma outra questão: a transferência de recursos hídricos de um país para outro.

 

Pela importância da temática, o trabalho ganhou destaque em uma revista internacional e o grupo de pesquisa agora se prepara para iniciar neste mês de maio uma série de conferências em países com os quais o Brasil mantém relações comerciais. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nesta matéria publicada no portal da UFCG.

 

A reportagem destaque na edição desta segunda-feira (15) do JPB pode ser acessada neste link. 

 

(Ascom/UFCG)


Data: 16/05/2017