Escola destaque nas Olimpíadas de Matemática recebe doação de máquinas

A Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga recebeu na última semana um presente e tanto: computadores, roteador e uma impressora para a estruturação de seu laboratório de informática. A ação partiu de uma parceria entre o  Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto TIM, que tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação. Localizada na cidade de Paulista e contando com quase 500 alunos, a escola com frequência é destaque devido ao desempenho de seus alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Atualmente, o município de Paulista acumula 200 premiações (entre medalhas e menções honrosas), sendo 126 conquistadas pela Cândido de Assis Queiroga.

Uma das personagens mais importantes dessa história de sucesso é a professora Jonilda Ferreira, professora de matemática das turmas do 6º ao 9º ano. Pode-se dizer que foi por meio do seu trabalho que os alunos despertaram para o amor aos números e passaram a viver o aprendizado da matemática como uma divertida brincadeira. Segundo ela, o presente não poderia ter chegado em hora melhor:

“A escola tinha sido beneficiada com um laboratório de informática pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], que estava prestes a ser inaugurado. Mas um dia arrombaram a escola e roubaram os gabinetes e estabilizadores, só deixaram monitores e teclados”, contou a professora, revelando que pedia um computador emprestado para conseguir estudar com os alunos, reunindo-os em grupos. “A maioria dos estudantes não têm acesso à internet nem a computador em casa, e com a estrutura da escola eles vão poder participar do programa de bolsas de iniciação científica, por exemplo. Certamente vai nos servir muito e melhorar o rendimento dos alunos”, completou, explicando que, para dificultar a situação, boa parte dos estudantes é da área rural.

A solenidade de inauguração do laboratório ocorreu na manhã da última quarta-feira (3), com a presença de representantes do Instituto TIM e da OBMEP, da professora Jonilda, do vice-prefeito de Paulista, Nilton Dantas Monteiro Filho, e da secretária de Educação, Silmara Ferreira Dutra, além dos alunos da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga.

(Eduardo Donida - Ascom/CCT - com informações do Instituto TIM e do SãoBentoOnline.net)

Data: 08/05/2017