topo_cabecalho
Grupo de pesquisa de Letras / CH promove palestra hoje à noite com o professor Edilson Amorim

O Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino - GPTLE, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL/CH/UFCG), realiza nesta quinta-feira, 18, às 18h30min, na Sala 2 do Laboratório de Apoio ao Ensino de Língua e Literatura (LAELL/CH/UFCG), a palestra intitulada Apresentando um autor novo. O evento terá como proferente José Edilson de Amorim (foto), professor da UAL e Vice-reitor da UFCG, que vai abordar a poética do escritor - poeta, contista, romancista, roteirista e ensaísta: Bráulio Tavares. "Com a apresentação de três poemas deste autor, queremos sugerir alguns caminhos de leitura de sua obra literária, utilizando, como ponto de partida, as marcas de sua produção", disse Edilson.

Ainda segundo Edilson, a produção intelectual de Bráulio Tavares demonstra uma inquietação bastante ampla e aberta à pesquisa e à aventura da imaginação. "Seus temas, como pesquisador e como criador, vão da cultura popular à ficção científica", concluiu o professor.

Braúlio Tavares nasceu em Campina Grande, em 1950, mantendo com esta cidade, sua geografia afetiva, constante intercâmbio na área artística e cultural. Atualmente, mora no Rio de Janeiro.
 
Sobre o GPTLE

O Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino - GPTLE, desenvolve estudos sobre as relações entre esses dois campos do conhecimento. Os resultados das pesquisas realizadas vêm contribuindo para uma melhor compreensão do ensino de língua e o de literatura como objetos(s) de pesquisa, permitindo propor alternativas para a formação docente em vários níveis de ensino.

Os efeitos do trabalho realizado até o presente conduziram à consolidação do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, recomendado pela CAPES em 2004, e vêm alterando sistemática e significativamente a formação de professores na região, através da realização de cursos de especialização (Lingüística Aplicada e Literatura Brasileira), de cursos de extensão e do Seminário sobre o Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literatura – já na 4ª edição. Integram este Grupo: docentes e alunos da graduação e da pós-graduação da Unidade Acadêmica de Letras - UFCG.


Data: 18/05/2006