Projeto Olímpico de Programação da UFCG promove curso para competidores

Capacitação acontece até essa quinta-feira (20)

Estudantes de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam, até essa quinta-feira (20), do VII Curso Avançado de Programação, promovido pelo Projeto Olímpico da instituição.

A capacitação está sendo ministrada pelo estudante de doutorado da Universidade de Buenos Aires, Leopoldo Taravilse. Experiente, o argentino já participou de duas finais da principal competição de programação do mundo - a ACM International Collegiate Programming Contest (ACM/ICPC), nos anos de 2010 e 2012. Em 2016, foi o técnico do time campeão latino-americano e atualmente é um dos responsáveis pelos treinamentos das equipes argentinas que participam da ACM/ICPC.

O VII Curso Avançado de Programação funciona nos mesmos moldes da capacitação organizada pela Escola de Verão - Maratona de Programação promovida anualmente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destinada às equipes brasileiras que vão participar da fase final da competição anual de programação entre universidades do mundo todo, a ACM/ICPC.

Projeto - Desenvolvido e coordenado desde 2008 pelo professor da UFCG, Rohit Gheyi, o Projeto Olímpico de Programação compreende a realização de duas atividades principais: olimpíadas de programação e cursos de capacitação. Desde o seu início, centenas alunos do ensino fundamental ao superior das cidades de Campina Grande, João Pessoa e Guarabira já foram capacitados. Alguns deles, inclusive, já ingressaram na UFCG, com boa parte tendo sido absorvida por grandes empresas como Google, Facebook, e Microsoft.

(Ascom/UFCG, com informações do Projeto Olímpico)

Data: 18/04/2017