UFCG abre inscrições para programas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

As inscrições seguem até o dia 19 de maio

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), lança três editais para seleção de projetos no âmbito dos programas institucionais de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, mantidos com recursos próprios e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio. Os programas têm vigência de agosto de 2017 a julho de 2018. Serão contemplados projetos nas áreas de Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas; Humanas; Sociais; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; entre outras.

Os projetos deverão ser submetidos inicialmente à avaliação online através do Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projeto (Saap), no link http://saap.ufcg.edu.br. Após a submissão, uma cópia impressa acompanhada da documentação necessária deverá ser entregue à Coordenação de Pesquisa da Unidade Acadêmica à qual o orientador está vinculado. Para avaliação do orientador será necessário o encaminhamento da Ficha de Avaliação do Currículo do Pesquisado (CVP) preenchida para o e-mail pesquisa@ufcg.edu.br. As inscrições serão realizadas até às 18h.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Pesquisa da Propex, pelo telefone 2101.1515 ou e-mail pesquisa@ufcg.edu.br, e nas coordenações de pesquisa das unidades.

Acesse aqui os editais:

Edital Pibic/CNPq-UFCG

Edital Pivic/UFCG

Edital Pibiti e Piviti

Sobre os programas - Os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic) são voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação.

Já os programas institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti) têm por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Os projetos não contemplados com bolsas serão abrangidos pelos Pivic e Piviti.

Novidades - A partir deste ano, as pesquisas envolvendo Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional associado, realizada no âmbito dos quatro programas institucionais deverão estar de acordo com a  Lei da Biodiversidade (Lei nº 13.123/2015). A legislação em vigor define “patrimônio genético” como “informação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destes seres vivos” e “conhecimento tradicional associado” como “informação ou prática de população indígena, comunidade tradicional ou agricultor tradicional sobre as propriedades ou usos diretos ou indiretos associada ao patrimônio genético”. As mudanças principais se referem ao cadastro prévio e à divulgação dos resultados - finais ou parciais -, em meios científicos ou de comunicação, no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SISgen).

Para os projetos com viés tecnológico submetidos ao edital de seleção do Pibiti e Piviti, o CNPq incluiu a Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual em suas chamadas. Para atender ao novo item, o pesquisador deverá indicar quais foram as bases consultadas e listar os depósitos, registros e patentes que mais têm relação com a sua pesquisa. Neste link é disponibilizada uma seção com informações acerca da realização de Busca Patentária.

(Ascom/UFCG)

Data: 11/04/2017