Insa promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Água com foco em águas residuárias

No dia 22 de março é comemorado no âmbito internacional o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) preparou uma programação especial para os dias 21 e 22 de março. Com o tema Águas Residuárias, o evento será realizado na sede do Insa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA/PB). Contará ainda com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O objetivo é debater os avanços e desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei no 9.433/1997), que este ano completou 20 anos da sua promulgação, e de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), instituída há 10 anos, com ênfase na viabilidade do uso das águas residuárias na região semiárida.

O Dia Mundial da Água iniciará as atividades na manhã do dia 21 de março com a mesa-redonda “Avanços e Desafios das Políticas Nacionais de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico no Semiárido brasileiro”. Serão palestrantes nesta mesa Janiro da Costa Rego, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Claudionor Vital, do Centro de Ação Cultural (Centrac).

O evento será aberto ao público apenas no dia 21 de março, com inscrições a serem feitas no dia e no local do evento. No dia 22, será exclusivo para as escolas agendadas.

Dia Mundial da Água

A data comemorativa surgiu em 1993, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92).

A água também faz parte dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela ONU. O Objetivo 6 propõe Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Esse objetivo faz parte da Agenda 2030, cujo objetivo é colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente.

Para acessar a programação do evento clique aqui.

Acesse o site internacional do Dia Mundial da Água.

(Ermaela Cícera Freire)

Data: 16/03/2017