Laboratórios da UFCG criam sistema de monitoramento de reservatórios no Semiárido

O Olho N’Àgua foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Os Laboratórios Analytics e Hidráulica II, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveram um sistema para monitoramento dos principais reservatórios do Semiárido Brasileiro. O projeto chamado Olho N’Água foi lançado na manhã desta sexta-feira, dia 21, e realizado em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), entre outros parceiros.

O sistema acompanha, atualmente, 452 reservatórios de água de nove estados brasileiros - Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe -, que atendem quase 24 milhões de pessoas na região semiárida.

As informações que alimentam os níveis dos reservatórios no sistema são provenientes da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH-RN).

Para consultar a situação dos reservatórios no seu Estado, acesse: http://www.insa.gov.br/olhonagua. Curta também a página do sistema no Facebook.

(Ascom/UFCG)

Data: 21/12/2016