Pesquisadores paraibanos têm oportunidade para cursar mestrado no Reino Unido através de bolsas do British Council

A iniciativa é uma parceria com a FAPEG , FAPESQ/PB e FAPESB e busca alavancar a participação destes grupos no ambiente científico e de inovação no Brasil

Até 19 de fevereiro estão abertas inscrições para  mestrado de bolsas de estudos para grupos sub-representados na ciência no Brasil, como minorias étnicas e pesquisadoras de ciência e inovação no Brasil. São elegíveis candidatos graduados em instituições dos estados de Goiás, Paraíba e Bahia, com planos de continuar seus estudos ou carreira acadêmica por meio de um mestrado na área de ciência, inovação ou tecnologia. São particularmente encorajadas candidaturas de minorias étnicas comprometidas com objetivos de igualdade, diversidade e inclusão dentro de seu contexto local.

O valor da bolsa é de 40 mil Libras Esterlinas, o que custeará curso de inglês, taxa de exame IELTS, tradução juramentada de documentos, taxa de vistos, vôo internacional, ajuda de custo, curso de inglês de verão no Reino Unido e taxa de matrícula. O processo de seleção para a bolsa correrá em paralelo ao processo de candidatura para a universidade britânica.

Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que dos 12.780 pesquisadores brasileiros que receberam bolsas de pesquisa internacional em 2014, os grupos que estão mais representados* são os brancos, com 64,8% das bolsas (47,7% da população segundo o Censo 2010) e orientais que receberam  3% das bolsas, mas representam 1,1% da população. Os indígenas receberam 0.2% das bolsas sendo que representam 0.4% da população. Os grupos menos representados são os pardos que representam 43,1% da população e receberam 16,4% das bolsas e os pretos que 2,4% das bolsas, sendo que representam 7,6% da população.

O processo de avaliação será co-liderado por avaliadores externos, assim como pelo British Council. Os critérios incluem qualidade da proposta, motivação, perspectiva futura de empregabilidade no setor de ciência, inovação ou tecnologia, relevância do programa em relação aos planos de carreira do candidato e expansão do impacto e potencial de contribuição para outros grupos sub-representados na ciência.

Para mais informações, acesso o edital do projeto em www.britishcouncil.org.br

Inscrições online, envio de carta de interesse e evidência de nível de língua inglesa: www.britishcouncil.org.br até 17 de fevereiro de 2017

Anúncio dos resultados: 3 de abril de 2017

Candidatura a uma vaga de mestrado em universidade no Reino Unido: entre 1º de abril de 2017 a 15 de maio de 2017

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação e sociedade. O British Council é um dos operadores do Fundo Newton. O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação em países parceiros.

Sobre o Fundo Newton

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 735 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

O Conselho Britânico é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Instituição filantrópica registrada: 209131 (Inglaterra e País de Gales) SC037733 (Escócia). Esta mensagem deverá ser utilizada somente pelo(s) destinatário(s) pretendido(s) e pode conter informações confidenciais. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, notifique o remetente, apague-a, mantenha-a sob sigilo a qualquer tempo e não divulgue o conteúdo a nenhuma outra pessoa ou entidade. O Conselho Britânico não assumirá nenhuma responsabilidade por perdas ou danos causados por vírus ou outro malware; é recomendável realizar uma verificação com antivírus em qualquer arquivo anexado a esta mensagem.

(Ascom Fapesq, com informações do British Council)

Data: 20/12/2016