Estudantes da UFCG participam de treinamento em monitoramento de dados

Capacitação foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Terminou nesta sexta-feira, dia16, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o curso de monitoramento e avaliação de dados utilizando o sistema PI System, da empresa OsiSoft, que permite recolher dados em tempo real a partir de diferentes fontes, armazenar em um local central para análise, além de compartilhamento de dados.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro de Serviço ao Cliente, Gustavo de Grava Chermont, e foi voltada para os alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

O curso é oferecido à distância em diversas universidades parceiras da empresa. Essa foi a primeira vez que ele foi realizado, presencialmente, dentro de uma universidade brasileira. A iniciativa de trazer o treinamento para a UFCG veio do professor Heleno Bispo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). "Esse software é utilizado em diversas empresas do mundo. A gente tem uma parceria com a Petrobras e, dessa interação com a empresa, a gente conseguiu entrar em contato com a OsiSoft para a capacitação, uma vez que nós já tínhamos uma licença do programa deles", explicou.

Para os alunos que participaram do curso, o treinamento foi uma grande oportunidade. "É excelente para o aluno porque ele mostra muito a aplicabilidade do que a gente aprende no curso na empresa que a gente for trabalhar, ao invés de ter apenas uma visão dentro do universo acadêmico", afirmou William Araújo, aluno de mestrado em Engenharia Química.

(Clemerson Morais - estagiário Ascom/UFCG)

Data: 16/12/2016