topo_cabecalho
Seminário sobre a Lei do Bem será transmitido ao vivo pela internet

 

Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, será realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, o seminário “Lei do Bem – Como ampliar parcerias público-privadas para investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação”. O evento reunirá representantes do governo, agências de fomento, especialistas nacionais, gestores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes da academia e do setor privado. O Seminário será transmitido ao vivo pela internet por meio do link http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=32702.

 

O evento contará com três mesas-redondas: “O marco regulatório de incentivos fiscais para investimento na inovação científica e tecnológica”; “Experiências de projetos universidades-empresas em C,T&I com financiamento público-privado”; e “A visão do setor privado sobre o modelo atual de investimento privado em C,T&I”.

 

Lei do Bem


A Lei 11.196/05, conhecida como “Lei do Bem”, em seu Capítulo III, criou o uso de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem ou contratarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica. Em seu artigo 19-A, a Lei inclui um incentivo fiscal específico a empresas relacionado aos dispêndios efetivados em projeto de pesquisa científica e tecnológica e de inovação tecnológica a ser executado pelas instituições Científicas e Tecnológicas (ICT), desde que previamente aprovados por comitê constituído por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Para tanto, o MCTIC, o MDIC e o MEC, com gestão operacional da Capes, lançaram, em 2007, chamada pública conjunta com base nesse mecanismo para incentivar investimentos em inovação por parte do setor privado e aproximar as empresas das universidades e institutos de pesquisa, potencializando os resultados em pesquisa e o desenvolvimento de serviços, processos e produtos inovadores no país.

 

O Seminário “Lei do Bem” acontece, portanto, na perspectiva de relançamento de novas ações de indução da Capes, com apoio do MCTIC, do MDIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), além de ser uma oportunidade para melhor compreender o marco regulatório atual (Código de C,T&I) e debater oportunidades, desafios e perspectivas para aplicação dos incentivos fiscais com objetivo de ampliar investimentos privados em C,T&I no Brasil para facilitar os processos burocráticos de concessão de benefícios fiscais e para desenvolver novas parcerias entre universidades e/ou ICT e empresas.

 

A programação completa está disponível no site www.capes.gov.br/leidobem 

 

Serviço
Data: 7 de dezembro de 2016
Horário: 8h às 18h30
Local: Auditório do 2º subsolo, edifício-sede da Capes - Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 - Brasília, DF

 

(Capes)


Data: 06/12/2016