Observatório Nacional tem aplicativo gratuito que ensina Astronomia

Ferramenta ensina sobre origem das estrelas e simula eclipses

A astronomia é, provavelmente, uma das áreas da ciência que mais desperta curiosidade e deslumbra. Quem não quer aprender mais sobre as estrelas e o universo que nos cerca? Pensando nisso, o Observatório Nacional (ON), instituto vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criou o ASTRO: um aplicativo que ensina sobre a área.

O ASTRO permite, entre outras coisas, que os usuários façam simulações com eclipses lunares e solares, além de compreender melhor como nasce uma estrela ou um planeta, sua função e as estruturas que os cercam. É uma verdadeira viagem pelo universo.

Porém, apesar de parecer novo, o ASTRO é, na verdade, uma ferramenta antiga, lançada originalmente em 1987. Agora, no entanto, ele chega ao público em uma versão repaginada, com muito mais recursos e mais acessível – o original era voltado aos cientistas.

O aplicativo está disponível para iOS e Android, além de ser acessível por computador pelo site do Observatório Nacional.

(Universia)

Data: 06/12/2016