topo_cabecalho
UFCG integra rede para reduzir custos de telefonia

Fone@RNP permite realizar ligações interurbanas para instituições a custo zero

 

Desde o dia 18 de novembro de 2016, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) começou a utilizar em caráter experimental o sistema Fone@RNP, um serviço de telefonia gratuita que permite realizar ligações de longa distância para telefones fixos interurbanos para instituições do Brasil e do exterior que estejam conectadas à rede IPê - dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa.

 

O sistema foi homologado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) nessa quinta-feira, dia 01º, e já encontra-se em perfeito funcionamento. A adesão ao serviço vale para todos os setores do campus de Campina Grande e não haverá nenhuma mudança no sistema de discagem de chamadas, conforme afrma o Chefe da Divisão de Telecomunicações, José de Anchieta Dela-Bianca.

 

O equipamento, no valor de R$ 19 mil, foi doado pela Diretoria do Centro de Engenharia Elétrica e Informática  (CEEI), campus sede.

 

Segundo informações da RNP, em média, o sistema tem conseguido atender a cerca de 90% das ligações à distância para telefones fixos das instituições, representando cerca de 28% do total da conta telefônica. Em alguns casos, instituições relatam mais de 50% de redução na conta telefônica.

 

Na UFCG, a expectativa é que a redução também seja bastante significativa.  

 

(Laís Costa - estagiária Ascom/UFCG)

 


Data: 02/12/2016