Quase 30% dos alunos que fazem vestibular em Campina são de fora

Quem conhece Campina Grande pelos eventos que passou a sediar, a exemplo do Maior São João do Mundo, Festival de Inverno, Encontro para a Nova Consciência e Mica-rande, mal sabe que há décadas o município é referência educacional por suas universidades públicas e, mais recentemente, particulares. Não há estatísticas oficiais, mas, de acordo com as comissões de vestibulares das Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, quase 30% dos estudantes submetidos aos concursos são de outros municípios paraibanos e de outros Estados.

Na UFCG, onde há pouco mais de 6,8 mil alunos no campus de Campina Grande, Medicina lidera absoluto nas estatísticas de estudantes vindos de fora. São quase 80%, sendo que 60% oriundos de outros Estados. Segundo a médica Déborah Rose Galvão Dantas, dos quase 470 alunos matriculados só 20% são campinenses. “A maioria é do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, mas já tivemos alunos de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro”, afirmou.

Déborah atribui essa concorrência, que chegou a uma disputa de 47 alunos por vaga no último vestibular, à qualidade do curso. “Eles não estão aqui só porque não conseguiram ser aprovados em seus Estados. Nosso curso de Medicina foi reconhecido duas vezes pelo MEC e recebeu nota 4 no último Exame Nacional de Desem-penho dos Estudantes, cuja escala vai até 5”, ressaltou.

“Recomendo o curso de Medicina a todos os meus amigos. A UFCG superou mi-nhas expectativas. Com relação à cidade, posso dizer que adorei o clima e o povo é bastante receptivo”, declarou Silvio Macedo Neto, estudante de Medicina, natural de Fortaleza, Ceará, que divide apartamento com mais dois estudantes e gasta uns 800 reais por mês.

Outro destaque é o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Lá estão matriculados uns 3 mil estudantes e as estimativas, não-oficiais, apontam que 30% dos matriculados, nos onze programas de pós-graduação, não são campinenses. Na graduação, esse percentual pode chegar a 20%. Muitos são do Nordeste. Os cursos mais procurados são Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restau-rantes, Divaildo Bartolomeu, disse que a movimentação eco-nômica advinda dos estudantes universitários começa ainda na realização dos concursos vestibulares. “É um período em que a movimentação em hotéis e restaurantes cresce até 30%”, ressaltou.

Data: 21/08/2005