Estudantes apresentam pesquisas no Congresso de Iniciação Científica da UFCG

Evento termina nessa sexta, dia 18, no campus sede

Acontece no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande o XIII Congresso de Iniciação Científica da instituição. Alunos de diferentes áreas de conhecimento estão apresentado os projetos que foram desenvolvidos nos programas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Nesta edição, estão sendo apresentados 485 trabalhos desenvolvidos em todos os sete campi da UFCG, pertencentes às diferentes áreas do conhecimento humano: Ciências Agrárias e da Vida, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas. O evento conta com a participação de comitês de avaliação compostos por pesquisadores da UFCG e outras instituições, que atuarão como representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os alunos participam do evento, apresentando trabalhos ou apenas como ouvintes. "A iniciação científica é importantíssima para quem quer seguir uma carreira acadêmica, mas também para aqueles que não querem seguir. Quando você trabalha com a união de vários cursos em um único evento, isso integra você mais e é muito importante para a vida acadêmica ,  afirmou Renato Albuquerque, estudante do curso de Engenharia Ambiental do campus da UFCG na cidade de Pombal.

"O aluno de graduação não tem muito contato com a pesquisa e isso é quebrado pela Iniciação Científica, o que é muito positivo", ressalta Eder Santos, que cursa Arquitetura e Urbanismo no campus sede da universidade.

O Congresso continua até essa sexta, dia 18, a partir das 8h da manhã até às 16 horas. Ao contrário das edições anteriores, todas as apresentações serão presenciais, em sessões orais, no Bloco CAA, localizado em frente a Biblioteca Central.

(Clemerson Morais - estagiário Ascom/UFCG)

Data: 17/11/2016