Equipe da UFCG conquista medalha de prata na Maratona de Programação 2016

Alunos de Ciência da Computação também se classificaram para a fase mundial da competição que acontecerá de 20 a 25 de maio de 2017 nos Estados Unidos

A equipe !xor&! formada pelos alunos Lucas de Matos, Ordan Santos e Victor Almeida e treinada pelo professor Rohit Gheyi, do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou a medalha de prata na XXI Maratona de Programação 2016, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A Maratona de Programação é voltada para alunos de graduação até o primeiro ano de mestrado. A primeira fase ocorreu no dia 10 de setembro e a fase final foi realizada no último dia 12 de novembro. A competição contou com a participação de cerca de 780 equipes de todo o país.

Com a conquista, a equipe, que ficou em 6º lugar geral na competição ao resolver oito dos dez problemas propostos, garantiu a classificação para disputar a fase mundial da competição na ACM International Collegiate Programming Contest (ACM ICPC) que será realizada 20 a 25 de maio de 2017 em Rapid City, nos Estados Unidos.

Trajetória da UFCG na Maratona da SBC

Até hoje, a UFCG conquistou três medalhas de ouro (2011, 2014, 2015), uma medalha de prata (2016), e duas medalhas de bronze (2000, 2013). A UFCG disputou quatro vezes a fase mundial da competição (ACM ICPC World Finals): na Polônia quando foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia, Marrocos e Tailândia quando obteve menção honrosa em 2014, 2015 e 2016 com os alunos do curso de Ciência da Computação: Felipe Abella, Phyllipe César, Diogo Anderson, Mateus Dantas, Danilo Pimenteira, Manoel Urbano, Lucas de Matos, Rafael Perrella, Árysson Cavalcanti, Ordan Santos, Victor Almeida, Rohit Gheyi, Alexandre Duarte, Bruno Catão.

(Ascom/UFCG)

Data: 16/11/2016