topo_cabecalho
Planejamento lança Aplicativo Desenvolve Brasil

Ferramenta permite que o cidadão acompanhe o andamento de obras que recebem recursos do Orçamento Federal

 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão lança nesta segunda-feira (14) o Aplicativo Desenvolve Brasil, programa pioneiro na governança digital que irá aprimorar o monitoramento dos empreendimentos de infraestrutura no país, que contam com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Por meio do aplicativo, o cidadão poderá acompanhar a evolução das obras nos estados e municípios.

 

A ferramenta ampliará a participação da sociedade na gestão governamental e tornará mais transparentes as ações do governo. Com o app será possível verificar informações como situação, localização e investimentos previstos. Integrado às redes sociais, ele permite que o cidadão contribua com o envio de fotos, avaliações, comentários e compartilhamento das páginas dos empreendimentos.

Segundo o ministro Dyogo de Oliveira, o lançamento do aplicativo inaugura uma vertente importante do governo federal que é a comunicação digital direta com o cidadão. “O Desenvolve Brasil é uma medida que fomentará a participação direta da população e nos auxiliará no acompanhamento e na conclusão das obras”, afirma.

 

O aplicativo está disponível inicialmente na versão Android e pode ser baixado na loja online Google Play. Posteriormente ele estará disponível na versão IOS, na App Store.

 

Obras priorizadas

 

No último dia 7, o governo federal anunciou a lista com as 1,6 mil obras paralisadas que receberão priorização para retomada, todas com o valor de até R$ 10 milhões. Os empreendimentos estão compreendidos em diversas categorias e contemplam 1.071 municípios localizados nos 26 estados, além do Distrito Federal.  Todas essas 1.600 obras estarão no aplicativo Desenvolve Brasil.

 

(Ministério do Plaejamento)

 


Data: 14/11/2016