topo_cabecalho
Professor da UFCG publica livro sobre arquitetura de Campina Grande

Obra estuda as transformações no urbano e na arquitetura da cidade entre os anos de 1930 e 1950

 

O professor Marcus Vinicius Dantas de Queiroz, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lançou o livro Quem te vê não te conhece mais: arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação (1930-1950), pela editora da instituição, a EDUFCG.

 

A obra estuda as transformações no urbano e na arquitetura da cidade de Campina Grande entre os anos de 1930 e 1950. A partir de levantamento de fontes primárias, investiga como discursos e práticas de circulação nacional e internacional aportaram, repercutiram e foram apropriados no município.

 

“O intuito é compreender como as investidas do poder público e da iniciativa privada, alicerçadas nos debates médicos e técnicos da época, romperam com formas anteriores de produção e uso da cidade e do edifício, instaurando novas estéticas, sensibilidades e rotinas para circular, habitar e gerenciar as necessidades do corpo. Inicialmente, analisa a cidade à luz dos 1930, como se configuraram sua modernidade e suas formas, usos, edifícios e infraestrutura ao longo do tempo”, explica Queiroz.

 

O livro estuda ainda como os discursos e as práticas higienistas ordenaram o cotidiano e os espaços da cidade, redefinindo suas apropriações e paisagens, além de examinar as ações que adaptaram a arquitetura e a antiga estrutura urbana campinense a novos padrões estéticos e de circulação viária.

 

Vendas

 

No período de 07 a 11 de novembro, a EDUFCG venderá o livro pelo preço promocional de R$ 50. Depois, o livro será vendido por R$ 70. A editora fica localizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede.

 

Para conferir todos os livros disponíveis na EDUFCG, acesse: http://editoradaufcg.wixsite.com/edufcg

 

(Ascom/UFCG)


Data: 04/11/2016