UFCG e IF Sertão - PE realizam atividade para troca de conhecimento agroecológico

Ação aconteceu nos dias 01 e 02 de novembro no campus de Sumé

O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebeu nos dias 1 e 2 de novembro, um grupo de integrantes do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia (CVT) do Instituto Federal Sertão Rural Pernambuco, para uma visita de Intercâmbio Interestadual.

O CVT, coordenado pelo professor Silver Jonas tem suas ações direcionadas a agricultores familiares, mulheres e jovens, com o objetivo de articular e animar ações de Agroecologia, potencializando o crescimento do movimento agroecológico na região.

O intercâmbio envolveu o IF Picuí e o Campus de Sumé, para visitação aos espaços da construção do conhecimento agroecológico nestes dois campi. Além de estudantes vinculados ao CVT, participaram da troca de experiências, estudantes de Agronomia, sob a coordenação dos professores Marlon e Ellio.

No primeiro dia, os membros do PASCAR organizaram uma oficina de Geotinta e uma apresentação do Teatrinho do Solo, para recepção dos visitantes. A noite foi organizada um momento cultural, com um forró pé de serra, com a participação do sanfoneiro Lobão, estudante de Educação do Campo. No dia seguinte, após um café temático, os visitantes conheceram o Espaço de Educação em Solos, o Perfil do Solo, o Viveiro de Mudas e a Área Experimental do CDSA.

"É muito importante compartilhar os resultados de nossa experiência e das pesquisas que conduzimos em Educação e Conservação dos Solos e Transição Agroecológica com os demais Núcleos de Agroecologia, pois estas ações articulam e animam os integrantes do PASCAR, potencializando o crescimento do movimento agroecológico e das propostas de conservação dos solos na região, além de dar visibilidade ao trabalho abraçado pelos acadêmicos do CDSA", disse a coordenadora do PASCAR, professora Adriana Meira Vital.

(Assimp CDSA/UFCG)

Data: 04/11/2016