Professor da UFCG passa a integrar a Diretoria da Asociación Latinoamericana de Ingeniería Agrícola - ALIA

O professor Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata (último à direita), da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola e atual Coordenador Geral de Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, PB, participou de 10 a 12 do mês em curso, do VII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeneiría Agrícola - CLIA, e do V  Congreso Internacional de Ingeniería agrícola – CIACH, realizado na cidade de Chillan, no Chile, onde foram apresentados 5 trabalhos da Área de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, em parceria com a professora Maria Elita Martins Duarte. Na oportunidade, foi eleita a nova diretoria da Asociación Latinoamericana de Ingeniería Agrícola - ALIA para os próximos dois anos 2006-2008. Dos pesquisadores que integraram a comitiva Brasileira, presentes ao Congresso, o professor Mario Eduardo foi eleito para integrar o Comitê Fiscal da ALIA e também foi indicado para assumir a Diretoria Regional – Secção Brasil, passando a representar os interesses Brasileiros na ALIA.

Por ocasião da reunião da junta Diretora, presidida pelo professor Dr. Wilson Esquivel, do Chile, foi sugerido que a Revista Agrociencia de Cuba e Agrotécnica do Chile,também passassem a integrar a lista de Revistas Oficiais da ALIA, o que foi aceito por unanimidade. Nessa mesma ocasião, o professor Mario Eduardo solicitou aos membros da junta Diretora que também a Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais além da AGRIAMBI (primeira Revista Oficial da ALIA), ambas do Brasil e editadas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, integrassem a lista de Revistas Oficiais da ALIA, já que essas Revistas permitem que os artigos fossem publicados em inglês, espanhol e português. A solicitação também foi aceita por unanimidade.

Durante a mesma reunião, no sentido de fortalecer a ALIA, foram filiadas novas Associações de Engenheiros Agrícolas de diversos países.  Dentre essas filiações, podem ser destacadas a filiação da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas - ASAE, a Sociedade Canadense de Engenheiros Agrícolas e a Associação Espanhola de Engenheiros Agrícolas. Nesta reunião também foram aprovados os estatutos, onde o maior destaque é que alunos, matriculados a partir do 3º ano do curso de graduação em Engenharia Agrícola, possam, em grupo ou individualmente, se filiar à ALIA por apenas 20 dólares por um período de 2 anos, o que evidencia a preocupação da Associação em fazer com que os alunos se integrem à comunidade de Engenharia Agrícola o mais cedo possível.

Legenda - Pesquisadores brasileiros na cidade de Chillán, no Chile, durante o VII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeneiría Agrícola – CLIA 2006.

Data: 16/05/2006