Governador abre a XXVIII Semana Universitária de Cajazeiras

A Expansão da Educação na Paraíba foi o tema da palestra ministrada pelo Governador Cássio Cunha Lima, abrindo a XXVIII Semana Universitária de Cajazeiras, na última sexta-feira, 22, no campus da UFCG, localizado naquela cidade do Sertão da Paraíba. A Semana termina no próximo dia 30 de julho. Amanhã, terça, 26, estão marcadas atividades cientifícas com acadêmicos da área de Saúde e um minicurso sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.

À tarde, as emissoras de rádio Alto Piranhas e Oeste, abrem espaço para divulgar a Semana. Às 15h, no Teatro ICA, tem palestra com neurocirurgião Dr. Francisco Mauro Guerra Terra, sobre o tema Distúrbio do comportamento e aprendizado em crianças.

Também no Teatro ICA, às 19h, no estão programadas apresentações de teatro, danças, recitais, música e feira de artesanato. Depois, haverá palestra com professor Dr. Rafael de Lima Rodrigues ( CFP - UFCG ), sobre o tema Ano Mundial da Física, onde se comemora o centenário dos trabalhos de Albert Einstein, que em 1905 publicou cinco trabalhos de Física muito importante para a ciência.

O palestrante informou que dois projetos foram aprovados pela Sociedade Brasileira de Física para serem desenvolvidos na Paraíba em comemoração ao Ano Mundial da Física. O primeiro é um Ciclo de Palestras em Comemoração ao Ano Mundial da Física, coordenado pelo professor Dr. Francisco Brito (DF-UFCG), que acontecerá em Campina Grande de 17 a 19 de agosto, envolvendo a UFCG e a UEPB. O segundo é a segunda etapa sobre As Idéias De Einstein no Ensino da Física na Educação Básica, previsto para acontecer, em outubro, no Centro de Formação de Professores - CFP- campus da UFCG em Cajazeiras, dentro da programação da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Segundo o professor Dr. Rafael Rodrigues, coordenador do Projeto de Física Moderna no Ensino Médio de Cajazeiras, os objetivos do Ano Mundial da Física em Cajazeiras são: promover discussões e ações que permitam aos professores da Educação Básica no Alto Sertão da Paraíba conhecer e incorporar aos conteúdos de Ensino da Física os trabalhos de Albert Einstein. Promover condições para que professores da Educação Básica no Alto Sertão da Paraíba possam, por um processo de transposição didática, apresentar o significado dos trabalhos de Albert Einstein para o desenvolvimento do conhecimento físico e da compreensão científica do mundo.

Durante a palestra do Ano Mundial da Física será destacado o ano miraculoso de Albert Einstein (1905), abordando os cinco trabalhos publicados na revista Annalen der Physik: o quantum e o efeito fotoelétrico ( 17 de março ), generalizando o conceito de quantum introduzido por Planck, em 1900, para explicar o comportamento da radiação do corpo negro; uma nova determinação das dimensões moleculares ( 30 de abril ); o movimento browniano ( 11 de maio );  sobre a eletrodinâmica ( 30 de junho ) e a inércia de um corpo depende de sua energia ( 27 de setembro ), que apresentou uma versão aproximada da famosa equação E=mc2 (energia é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz no vácuo, onde c=300.000Km/s).

As idéias de Einstein revolucionaram a física do século XX, causando mudanças significativas nas teorias físicas existentes na época, introduzindo a relatividade do tempo e a quantização da luz modificando assim a concepção de mundo pela comunidade científica.

Einstein esteve no Brasil em maio de 1925, no auge da sua fama passando uma semana no Rio de Janeiro, onde visitou pontos turísticos,ministrou palestras e cumpriu uma agenda política.As palestras de Einstein foram publicadas pela Academia Brasileira de Ciências. Sua estada no Rio influenciou a pequena comunidade científica brasileira que lutava pela consolidação da pesquisa em ciência pura no Brasil.

Quem organiza o Ano Mundial da Física, na UFCG em Cajazeiras, são os seguintes professores: Luiz Frederico Barbosa da Rocha, Coordenador Institucional; Manoel Deodato dos Santos, Coordenador Científico; Pedro Barbosa da Silva Filho; Rafael de Lima Rodrigues e Rovilson José Bueno.

Claudianny Rolin, estudante do curso de Licenciatura em Ciência, bolsista do Probex/UFCG, participa do Projeto de Física Moderna no Ensino Médio de Cajazeiras.

Data: 25/07/2005