Engenharia de Processos da UFCG chega a 200ª tese

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PPGEP), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) celebrou nessa sexta-feira, dia 10, a sua ducentésima defesa de tese de doutorado.

Com título: "Peças de concreto para pavimentação intertravada dosadas com politereftalato de etileno (PET) micronizado, uma proposta ambientalmente correta", a tese do discente Salomão Pereira de Almeida, orientada pelo professor-doutor John Kennedy Gomes Rodrigues.

A marca é razão de orgulho para toda a comunidade acadêmica da UFCG, registrou o coordenador do Programa, Severino Rodrigues de Farias Neto, ressaltando que "a conquista é motivo de muitas comemorações".

"São 200 teses de doutorado concluídas. Esses doutores dedicaram anos de suas vidas à pesquisa chegando ao mercado de trabalho e elevando o nível da academia. O número expressivo é reflexo do esforço para a formação de qualidade e reforçam a posição do PPGEP na captação e formação de alunos nos diferentes estados do Nordeste, muitos deles já professores em diferentes instituições de ensino", disse Severino Rodrigues.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PPGEP), em nível de Doutorado, foi criado pelo Conselho Universitário da UFPB, em 1999. De natureza interdisciplinar, é constituído pela área de concentração: Desenvolvimento de Processos, com duas linhas de pesquisa: Processos Térmicos e de Separação e Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais. Aglutina docentes das Unidades Acadêmicas de Física e de Engenharia Química, de Materiais, Mecânica e Agrícola, em torno de tópicos relativos à Engenharia de Processos, principalmente, através da abordagem de problemas regionais.

As atividades acadêmicas durante o curso compreendem não apenas aulas expositivas, mas também trabalhos de campo, aulas práticas, projetos, trabalhos em equipe, seminários e principalmente, atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Utilizando os princípios fundamentais da Ciência da Engenharia aplicados ao estudo dos fenômenos das transformações, operações e processos envolvidos nas indústrias de diversos setores, tais como: químico, cerâmico, plásticos, bioquímico, farmacêutico, metalúrgico, agroalimentar, entre outros.

(Ascom/UFCG)

Data: 07/10/2016