Professor da UFCG cria projeto para investigar o financiamento das campanhas eleitorais

Eleitor pode explorar as campanhas dos 5.520 municípios brasileiros

Nesse domingo, dia 02, os brasileiros irão às urnas para escolher o prefeito e os vereadores dos seus municípios pelos próximos quatro anos. Esse é o primeiro ano em que as doações de empresas estão proibidas e muitos candidatos tiveram que reformular o financiamento de suas campanhas.

Pensando em verificar de onde vem o dinheiro que está  financiando as campanhas eleitorais, o professor Nazareno Andrade, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), criou um projeto em que o eleitor pode explorar o investimento realizado pelos candidatos nos 5.520 municípios brasileiros. Os dados foram catalogados através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Através do projeto é possível identificar se a verba é própria do candidato, de partido político, de doações de pessoas físicas, de serviços prestados por terceiros, entre outros.

Para conhecer o projeto, acesse: https://nazareno.shinyapps.io/minha-cidade/

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG )

Data: 30/09/2016