Seminário online orienta escrita para impulsionar produção científica

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem participar nesta quarta-feira, 21 de setembro, de um seminário online com o tema “Publicação científica de alto impacto: título e abstract”. O evento, promovido pela editora Springer Nature, que faz parte do acervo assinado pelo Portal de Periódicos, é gratuito. Para participar, basta fazer registro online.

A apresentação será conduzida pelo professor Valtencir Zucolotto e abordará tópicos relevantes da escrita científica, com ênfase nos requisitos básicos para escrever um bom abstract, com foco em estrutura e linguagem. “Para muitos, a escrita científica em língua estrangeira representa ainda uma grande barreira ao seu pleno desenvolvimento científico, especialmente aos pós-doutores e pós-graduandos”, observa a Springer Nature em sua página de registros.

Valtencir Zucolotto é professor associado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia GNano/IFSC/USP. O pesquisador é editor associado do periódico Journal of Biomedical Nanotechnology e editor da série Nanomedicine and Nanotoxicology (Springer). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela UFSCar (1997), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP (2003) e estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina.

Entre as atividades de pesquisa, Zucolotto desenvolveu e ministra cursos de pós-graduação em técnicas de escrita científica, além de cursos online e presenciais sobre o assunto. O professor disponibiliza uma série de vídeo aulas sobre o tema na internet.

Mais informações aqui.

Portal de Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

(Capes)