topo_cabecalho
Professor da UFCG apresenta trabalho sobre teatro e cinema em Congresso Internacional

No último dia 10, o professor Paulo Matias de Figueiredo Júnior, bem como os graduandos Arthur Costa Barros e Nathan Nascimento Cirino, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, participaram do II CONIEC - Congresso Internacional de Estudos Comparativos, promovido pela ABRAEC - Associação Brasileira de Estudos Comparativos. O evento ocorreu no Auditório de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB e a participação se deu na categoria de Comunicações Coordenadas, com o tema Teatro e Cinema: as diferenças na representatividade regional.

A comunicação abordou desde as histórias do teatro e do cinema até as adaptações de obras teatrais para a linguagem fílmica. O destaque maior ficou para a adaptação O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseada na obra homônima de Ariano Suassuna. Através da análise, a comunicação coordenada questionou a capacidade de transmissão cultural destes dois meios. Diferenças nas obras foram destacadas, tais como personagens adicionados, adaptados ou descartados. Características culturais importantes, segundo o estudo, foram abandonadas na obra cinematográfica.

Contando com a comparação de textos da peça e cenas do filme, a comunicação chegou a contestar a massificação do cinema, que fez com que elementos mais ofensivos fossem retirados do filme. Anti-americanismo, crítica à religião espírita ou mesmo citações e referenciais bíblicos, foram podados pela exigência cinematográfica. A conclusão do estudo levantou até mesmo um questionamento sobre o título do filme, que segundo a análise, deixa de ser um "Auto", como o era em sua essência teatral, para assumir um caráter puramente lúdico. "No filme perde-se todo o caráter evangelístico que Ariano pretendia abordar", completam os autores da comunicação, "Não há mais a réplica dos Autos medievais, onde o objetivo central era converter as pessoas de seus maus caminhos".

A análise tentou desmistificar a suposta superioridade do cinema em relação ao teatro e, de forma ousada, incitou a produção de filmes menos atrelados a valores comerciais e à massificação.

Legenda: Arthur, Paulo e Nathan


Data: 19/08/2005