MEC defende investimento em inovação

A Faculdade Cesar Educação, vinculada ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), da capital pernambucana, teve sua homologação realizada nesta segunda-feira, 18, depois de receber autorização do Ministério da Educação na semana anterior. Durante a cerimônia, o ministro Mendonça Filho lembrou que “o Brasil tem um potencial gigante” e que “é preciso promover algumas mudanças para que o país possa avançar”.

O ministro observou que “o Brasil não pode ficar perdendo o bonde da História” e fez um paralelo com Israel: “Eles têm 8 milhões de habitantes e 6 mil startups [empresas iniciantes, com tecnologia inovadora, pequeno capital e futuro incerto, geralmente no ambiente da internet], enquanto o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, conta com apenas 4 mil.”

“Nosso foco, no MEC, é o investimento em inovação e educação de elevada qualidade”, disse Mendonça. “Temos uma sociedade criativa e inteligente, que só precisa de estímulo, de iniciativas que promovam o desenvolvimento desse potencial”, declarou.

Referência – A nova faculdade ficará sediada no Porto Digital, e terá funcionamento em tempo integral com os cursos de design e de computação. De acordo com o diretor geral da faculdade, Sérgio Cavalcanti, “o objetivo é estender o know-how que a instituição já tem em setores da economia criativa para a educação voltada especificamente a novos negócios”.

Atualmente, o Cesar, que é referência no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TIC), desenvolve know-how para setores do mercado como a indústria, e oferece mestrado profissional de artefatos digitais. Com a Faculdade Cesar Educação, o Centro de Estudos passará a desenvolver esse know-how em educação. De acordo com Sérgio Cavalcanti, inicialmente serão abertas cem vagas, sendo 50 para cada curso, e a previsão é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2018, podendo começar ainda em 2017.

A proposta é oferecer uma grade programática baseada em conceitos como inovação e empreendedorismo. As aulas de disciplinas específicas serão realizadas pela manhã, no caso de design, e à noite, no da computação. Já no período da tarde, alunos dos dois cursos vivenciarão os mesmos conteúdos juntos, promovendo a discussão com foco no desenvolvimento de soluções criativas.

“A educação não pode ser partidária, não pode ser ideológica. Ela pertence ao povo e é uma pauta da sociedade que precisa ser muito bem liderada por todos que tenham efetivamente compromisso com a reversão de um quadro social ainda muito adverso dentro da realidade brasileira”, concluiu o ministro Mendonça Filho.

(MEC)

Data: 19/07/2016