Disciplina Cuidados Paliativos do Curso de Enfermagem da UFCG é pioneira na PB

Estudantes aprendem nas aulas a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares

No período 2015.2, foi implementado o novo Plano Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cuja finalidade, dentre outras, foi criar disciplinas optativas. Dentre elas, a disciplina Cuidados Paliativos e Enfermagem, ministrada pela professora Glenda Agra.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Durante o semestre, a disciplina apresentou metodologia problematizadora, com avaliação formativa, por meio de apresentação de filmes, músicas, leituras de livros e artigos específicos, estudos de caso e foi finalizada com a Oficina de Seminários durante a VII Semana de Enfermagem do CES/UFCG, realizada no mês de maio.

Neste evento, também foi criado o projeto ‘Enferrisos’ - vinculado à disciplina, o qual será transformado em um Projeto de Extensão. Segundo a professora Glenda Agra, o Enferrisos terá a finalidade de utilizar a ludoterapia em espaços de saúde no município de Cuité, a fim de minimizar a dor dar pessoas que estão passando por problemas de saúde.

(Ascom/CES – 27.06.2016)

Data: 27/06/2016