UFCG realiza evento sobre água e desenvolvimento no contexto da ecologia política

Seminário acontece no campus de Sumé nos dias 16 e 17 de agosto

Será realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos dias 16 e 17 de agosto, o  Seminário Internacional Água e Desenvolvimento no contexto da ecologia política. O evento tem inscrições gratuitas e limitadas para professores, técnicos administrativos e alunos.

A inscrição deve ser feita enviando um e-mail para pet.cdsa.ufcg@gmail.com, informando o nome, a ocupação, o curso e a instituição da qual faz parte.

As atividades serão realizadas no Auditório do CDSA, pela manhã (8h às 12h) e pela tarde (14h às 18h). O ministrante do Seminário será o professor José Esteban Castro, da School of Geography, Politics and Sociology - Newcastle University, Inglaterra.

A realização é do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido - OPPS, do Núcleo de Pesquisa, Gestão Pública, Política e Cidadania - NUGEP, Gestão de Cidades e Desenvolvimento Urbano - GEDURB, PET Gestão Pública, Projeto Aqua e Grupo de Pesquisa Estudos e Saberes Ambientais Enrique Leff - ESAEL - PPGCJ/UFPB. Tem apoio da UFCG, CDSA, UEPB, CAPES, FNDE e MEC.

Sobre o ministrante

José Esteban Castro atua em ciência social interdisciplinar. Ele foi formado como sociólogo (1983-1988) na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA), Argentina, onde se tornou assistente de ensino em Sociologia Urbana (Carreira de Sociologia) e desde seminários Metodologia de Pesquisa do Instituto de Pesquisas Gino Germani, até 1990. Ele também estudou psicologia na mesma universidade (1984-1990). Castro obteve um mestrado em Ciências Sociais da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), no México (1990-1992), e tornou-se professor de Ciências Sociais da mesma instituição. Em 1998, ele recebeu uma DPhil em Política pela Universidade de Oxford. Sua dissertação centrou-se na interrelação entre a política de água e a formação da cidadania no México, e foi premiado com o Prêmio 1998 de Pós-Graduação da Sociedade Britânica-mexicana. Antes de vir para Newcastle em 2005, ele foi um Pesquisador Associado Sênior na Universidade de Oxford, professor de Estudos sobre Desenvolvimento da London School of Economics e professor de Ecologia Política na University College London.

O trabalho de Castro tem se concentrado principalmente na América Latina e Europa, em particular na Argentina, Brasil e México. Ele tem sido professor visitante em várias universidades, incluindo a Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA), a Universidade Nacional de Rosário (UNR), da Universidade Nacional de Córdoba, da Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO) na Argentina, o Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Brasil, a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), e da Universidade ITESO jesuíta no México, a Universidade de Lisboa, em Portugal, e da Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha.

Entre outros produtos de seu trabalho de investigação em colaboração com parceiros internacionais, Castro liderou a criação da rede internacional de pesquisa WATERLAT-GOBACIT (www.waterlat.org), que também coordena. A rede é dedicada à pesquisa, ensino e ação prática em relação à política e gestão da água. Ele tem mais de 300 membros (http://waterlat.org/team/members-new/), dos quais cerca de um terço são estudantes, principalmente de doutoramento e mestrado estudantes, mas também estudantes de graduação (http://waterlat.org/team/ alunos-novos /).

Castro é membro de várias instituições profissionais e redes acadêmicas, incluindo a International Sociological Association (ISA), a American Sociological Association Latin (ALAS), e da Rede de Pesquisa figuracional da Fundação Norbert Elias (http://www.norberteliasfoundation.nl/ rede / index.php).

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG - 27.06.2016)

Data: 27/06/2016