Grupo Pet da UFCG organiza livro com temas da Matemática elementar

Lançamento acontece na segunda quinzena do mês de junho

Um livro que "quer dizer que o estudo e o ensino da matemática podem ser praticados com a emoção e com o entusiasmo de quem descobre o mundo em cada cálculo", assim o reitor Edilson Amorim apresenta Dez ou Onze Temas Interessantes de Matemática Elementar produzido pelo Grupo PET-Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Tutor, organizador e coautor dos capítulos do livro, o professor Daniel Cordeiro destaca o desafio da técnica de redação matemática posto em prática pelos alunos. "Construímos um texto informal, até quando pudemos. Na verdade, conversando com o leitor, buscamos tornar os temas o mais elementar possível", ressaltou.

Prova dessa "interação", no último capítulo - Matemática de Todos Nós- são propostos dois  problemas formulados por professores da Unidade Acadêmica de Letras - pelo reitor Edilson Amorim (apresentador do livro, que se revela um "curioso de almanaque") e por Hélder Pinheiro (editor da EDUFCG, recordando um desafio feito por seu pai na infância).

Publicado pela Editora Universitária da UFCG, onde já se encontra à venda, o livro será lançado na segunda quinzena deste mês (em data a ser definida) durante a exposição Máquinas de Ferro que Pensam, que exibirá calculadoras mecânicas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 06.06.2016)

Data: 06/06/2016