Pró-reitoria de Assuntos Comunitários discute assistência estudantil oferecida na UFCG e quer criar a Bolsa Permanência

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários - PRAC / UFCG, através da Coordenação de Apoio Estudantil, está discutindo questões relacionadas com a assistência estudantil oferecida pela Instituição para estudantes carentes, a exemplo das refeições fornecidas gratuitamente pelos Restaurantes Universitários  e os alojamentos das Residências Universitárias. A Universidade pensa em criar um Programa de Bolsa Permanência, visando ampliar e melhorar a assistência hoje oferecida aos estudantes.

A PRAC distribuiu comunicado onde diz que “a assistência estudantil é encarada e defendida, pela atual gestão, como instrumento fundamental de manutenção dos estudantes na universidade”.

Segundo o Pró-reitor de Assuntos Comunitários, professor José Edilson Amorim, e o Coordenador de Assistência Estudantil, professor Antônio Gláucio, “o número de refeições nos quatro restaurantes universitários, declinante antes da criação da UFCG, aumentou, nos últimos dois anos, de 1560 para 1900, mantendo a gratuidade total. A recuperação dos equipamentos dos restaurantes, em razão de seu uso intenso, é feita constantemente”.

Recentemente, a UFCG inaugurou mais uma residência universitária em Campina Grande, possibilitando o atendimento a 20 novos residentes.

Os dois professores destacam que as universidades brasileiras mantêm restaurantes pagos, enquanto na UFCG, não é cobrada taxa alguma, sendo as residências e os restaurantes inteiramente gratuitos.

No comunicado, a Pró-reitoria diz que as diretrizes orçamentárias do MEC não incluem restaurante gratuito. Por isso, a UFCG retira de seu custeio o abastecimento e os serviços dos seus restaurantes, o aluguel e os serviços de residência universitária, a recuperação de instalações e a compra de material permanente e, ainda, a promoção e a participação de estudantes em eventos. “O atendimento à crescente demanda por programas acadêmicos não tem permitido à administração ampliar, na mesma medida do aumento das necessidades, o número de comensais e de residentes com os mesmos serviços que são oferecidos hoje”, esclarece o Pró-reitor.

Com o intuito de prestar mais e melhor assistência aos estudantes assistidos pela Universidade, a PRAC começou em abril de 2006, reuniões onde foram realizadas discussões preliminares nos quatro campi, com alunos residentes, comensais, dirigentes estudantis e dirigentes da Instituição, com o objetivo de ouvir a comunidade buscando a formulação de uma proposta de bolsa permanência, objetivando assistir os estudantes em suas necessidade de moradia e de alimentação.

O Pró-reitor Edilson Amorim também diz que “é preciso ampliar e melhorar os serviços de restaurante e de residência universitária da UFCG. É urgente, então, que se parta para um programa de assistência estudantil mais amadurecido do ponto de vista administrativo; um programa de assistência estudantil discutido e construído coletivamente, com a participação dos estudantes, dos gestores e dos servidores envolvidos, com vistas à sua consolidação institucional”.

Segundo ele, “sugere-se um Programa de Bolsa Permanência, visando à ampliação da assistência hoje oferecida e sua melhoria. Se aprovado pelos Conselhos Superiores da Universidade, esse programa permitiria um salto de qualidade na assistência estudantil da UFCG”.

O professor Edilson explica ainda que “para evitar confusão no entendimento da comunidade estudantil, a proposta aqui sugerida não significa terceirização, não significa restaurante pago ou a privatização do mesmo; a proposta aqui esboçada não substitui as formas atuais de assistência ao estudante que a UFCG pratica. Ao contrário, é uma alternativa a mais. O que se quer é ampliar e melhorar a assistência ao estudante para garantir sua permanência durante a realização de seu curso universitário. São essas as sugestões que a PRAC deseja discutir com os estudantes, os diretores dos centros e os gestores de residências e de restaurantes”.

Posto médico e bolsas para estudantes

A Universidade anuncia que o posto médico será reequipado e redimensionado em seu funcionamento. Além dessa assistência, a UFCG paga em torno de 500 bolsas, por mês, incluindo a monitoria, o PIBIC (a contrapartida institucional), o PIBIAC, o PROBEX, o PROLICEN e as bolsas de Tutoria Acadêmico-Administrativa para alunos. Esses programas são concebidos pelo MEC como assistência ao estudante.

Data: 13/05/2006