Representante do INPI ministra curso sobre Propriedade Intelectual na UFCG

Atividade acontece no Laboratório de Circuitos Elétricos do CEEI

O pesquisador Armando Mendes Neto, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), está ministrando nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, o Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual. A atividade - promovida pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - está sendo realizada no Laboratório de Circuitos Elétricos do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

No curso estão sendo dadas noções sobre Propriedade Intelectual com ênfase na redação de patentes, importância do sigilo , aspectos formais e materiais para redação do documento de patentes, banco de dados de patentes disponíveis online, busca de patentes, entre outras informações. Mais de 60 pessoas - entre professores, servidores e estudantes - dos campi de Campina Grande, Cuité e Sumé estão participando da capacitação.

De acordo com a professora Moema Castro, integrante do NITT, este curso é de suma importância para os pesquisadores da universidade porque, apesar do número relevante de artigos científicos e pesquisas na instituição - ainda é muito baixo o número de patentes registradas. “Ainda não temos uma cultura nacional de registrar nossos produtos científicos. Com essas capacitações esperamos reverter esse quadro”, diz.

Segundo dados do INPI, em 2014, das 33.180 patentes registradas no País, 7.395 eram de brasileiros e dessas 42 eram da Paraíba.

Para Mendes Neto, durante muitos anos os pesquisadores se preocuparam em escrever artigos. Agora, é preciso mudar essa visão. “A gente precisa ter uma base de patentes consolidadas e mostrar que o Brasil tem capacidade de sinalizar que trata com segurança os seus bens intangíveis e intelectuais e fazer com que as pessoas depositem o máximo de patentes possíveis para que a gente possa, daqui a alguns anos, ter papel de destaque não só pela quantidade, mas pela qualidade das pesquisas que estamos fazendo”, enfatiza.

Em 2015, foram 53 registros de patentes no Estado da Paraíba, um aumento fruto da ação articulada da Rede de Inovação da Paraíba, que envolve a UFCG, UFPB, UEPB, IFPB, PaqTcPB e o Sistema S.

Para maior visibilidade internacional e parcerias com empresas multinacionais, Mendes Neto destaca o zelo que as universidade devem ter com sua propriedade intelectual. “A empresa tem que ter segurança que o investimento que está fazendo é seguro. A partir dessa segurança é que as universidades podem procurar investidores interessados em embarcar no projeto, fazer com que ele se desenvolva e que a sociedade se beneficie disso, a universidade ganhe por meio de royalties e seus parceiros da mesma forma sejam beneficiados”, ressalta.

O Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual terá continuidade nos dias 09 e 10 de junho. No segundo semestre, a capacitação será realizada para a comunidade acadêmica dos campi de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Sobre o NITT

Criado em 2008, o NITT tem a responsabilidade de estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica; regulamentar as atividades de inovação, incubação de empresas, propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologia;  delegar competências, com o propósito de descentralizar ações e dar celeridade na tramitação de procedimentos e iniciativas que visem à inovação tecnológica, à proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia no âmbito Institucional.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 2101.1601/1602

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 19.05.2016)

Data: 19/05/2016