topo_cabecalho
Capes - Acesso aos conteúdos científicos será realizado exclusivamente pelo Portal de Periódicos

 

A partir do dia 1º de junho de 2016, todas as instituições beneficiadas com o acesso aos conteúdos científicos assinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto aos editores internacionais, passarão a acessar as publicações exclusivamente por meio do Portal de Periódicos

 

A Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes negociou com as editoras no sentido de reduzir os custos das assinaturas das publicações científicas para este ano. Assim, as negociações mostraram-se exitosas e a Capes conseguiu manter os conteúdos, sem prejuízo para a comunidade acadêmica. Todo o acervo do Portal de Periódicos foi mantido para o ano 2016.

 

Nesse sentido, e visando o cumprimento do contrato firmado com as editoras, a Capes iniciou um processo de centralização de acesso. A ação consiste em promover o acesso aos conteúdos científicos assinados exclusivamente por meio do Portal de Periódicos. O processo foi iniciado com algumas universidades e será expandido para todas as demais instituições participantes no dia 1º de junho.

 

Os acordos preveem cláusulas sobre política de acesso, que exigem maior segurança da informação. Além disso, a ação visa evitar o uso indevido dos conteúdos assinados, uma vez que já houve casos graves de instituições alertadas sobre a prática ilegal, com possibilidade de penalização. Tais situações fragilizam a Capes frente aos editores internacionais, principalmente, em relação à iniciativa do Portal.

 

Outro ponto de destaque é a utilização do acesso centralizado em países com iniciativas semelhantes ao Portal de Periódicos, inclusive, nos países listados entre os dez maiores produtores de ciência do mundo. Desta forma, a Capes adotará o mesmo processo utilizado em renomadas instituições. Por fim, a ação tem o objetivo de fomentar ainda mais o uso da biblioteca virtual, reforçando sua importância junto à comunidade acadêmico-científica brasileira.

 

O acesso aos conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos ocorre por meio da autenticação dos IP’s das instituições participantes. O formato adotado pela Capes é simplificado, fazendo com que o processo de autorização dos IP’s seja automático, sem prejuízos para a instituição ou para seus usuários.

 

Será necessário entrar no sítio do Portal de Periódicos para efetuar a busca à informação científica desejada. Assim, a pesquisa deverá ser iniciada a partir do link www.periodicos.capes.gov.br. Durante a navegação, o usuário terá acesso às ferramentas disponibilizadas pelos editores podendo, inclusive, ser direcionado para fora do Portal de Periódicos, como é o caso do Google Acadêmico e do PubMed.

 

As dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe do Portal de Periódicos pelo e-mail acessoperiodicos@capes.gov.br.

 

(Capes)


Data: 16/05/2016