topo_cabecalho
Campanha promove o uso da bicicleta como meio de transporte

 

Nessa sexta-feira, dia 13, organizações do mundo todo convidarão pessoas a considerar, mesmo que por um dia, a bicicleta como alternativa de transporte. Iniciativa foi criada em 1956, nos Estados Unidos, e acontece no Brasil pelo segundo ano consecutivo.

 

A segunda sexta-feira do mês de maio vai ser marcada por uma ação global com o objetivo de promover o uso da bicicleta como meio de transporte. Idealizado pela League of American Bicyclists na década de 1950, a campanha Bike to Work Day chegou ao Brasil no ano passado, com coordenação da ONG Bike Anjo, que desde 2010 conecta ciclistas voluntários a pessoas que querem começar a pedalar pela cidade.

 

De acordo com o Ministério das Cidades, no Brasil, o transporte individual motorizado é responsável por 74% do consumo de energia e 80% da emissão de poluentes nocivos à saúde. Dados da ONU registram que as mortes no trânsito somam mais de 1,24 milhões de mortes no trânsito, quase três vezes mais que homicídios e guerras juntos. No meio disso, surge a bicicleta como solução.

 

Diante dessa realidade, a bicicleta vem sendo adotada como opção de transporte por cada vez mais pessoas. Só no Bike Anjo, já foram 15 mil pessoas impactadas para começar a pedalar nas cidades. Além de ser um veículo limpo, a bike estimula mais qualidade de vida e uma relação mais próxima com a cidade.

 

“Pedalar pela cidade traz um sentimento de liberdade e felicidade. Essa atitude é um incentivo que pode transformar a vida das pessoas. Algumas ainda não sentiram essas experiências, mas tem vontade de pelo menos um dia usar a bicicleta nos deslocamentos. O Bike Anjo dará esse empurrãozinho no dia 13 de Maio de 2016, o Dia De Bike ao Trabalho”, diz o articulador nacional da rede Bike Anjo, Enio Paipa.

 

O dia De Bike ao Trabalho já conta com mais de 40 atividades em 17 estados do Brasil e reúne 70 parceiros que apoiam a campanha.

 

(Divulgação ONG Bike Anjo)


Data: 12/05/2016