topo_cabecalho
Capes define a concessão de bolsas aos cursos de pós-graduação em 2016 – Programas DS, PROSUP, PROEX e PNPD

 

A concessão de bolsas é um instrumento básico de apoio aos programas de pós-graduação stricto sensu em prol da excelência acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou nesta quinta-feira (5), 1.622 bolsas no país, nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado para cadastramento de novos bolsistas no Sistema de Acompanhamento e Concessão (SAC). Tais bolsas atendem a 888 PPGs e 55 Pró-Reitorias em todo o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

 

Assim, em 2016, encontram-se disponíveis para uso dos PPGs e Pró-Reitorias de todo o país 85.093 bolsas nos três níveis (ver tabela) no âmbito dos Programas Demanda Social (DS), Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) e Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD). A concessão de bolsas para esses programas foi calculada com base na taxa de utilização das bolsas pelos cursos no período de março de 2015 a março de 2016.

 

Com o objetivo de atender de forma mais adequada o conjunto de programas de pós-graduação de cada instituição e assegurar maior utilização das cotas de bolsas/taxas em 2016, a CAPES permitirá, entre 1° de junho e 30 de setembro, o remanejamento de cotas de bolsas entre os programas de pós-graduação de uma mesma Instituição. Esse remanejamento é opcional e pode ser feito independentemente da área do conhecimento, cabendo às instituições avaliar a forma de fazê-lo.

 

Em adição às bolsas dos programas DS, PROSUP, PROEX e PNPD, a CAPES mantem 5.257 bolsas de pós-graduação (ativas em abril de 2016) que são concedidas por meio de acordos com as Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa (FAPs) e de editais associados a áreas e temas estratégicos.

 

Confira: concessão de bolsas/taxas de pós-graduação em 2016 dos Programas DS, PROSUP, PROEX e PNPD.

 

(Capes)


Data: 06/05/2016