Professor da UFCG apresenta novos dados sobre o panorama dos homicídios no Nordeste

Pesquisa será apresentada no Seminário de Sociologia e Política da UFPR

Entre os dias 11 e 13 deste mês estará sendo realizado o VII Seminário de Sociologia e Política da UFPR, em Curitiba.  Na oportunidade, dentro do grupo de trabalho Controle Social, Estado e Segurança Pública, o coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, apresentará novos dados do trabalho O Panorama dos Homicídios no Nordeste brasileiro.

A pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq).

Sobre o autor

José Maria Pereira da Nóbrega Júnior é doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPQ). Ele é professor adjunto da UFCG e leciona nos Cursos de Gestão Pública e Ciências Sociais do Campus de Sumé-PB.

É também Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da UFCG (NEVU), grupo de pesquisa o qual lidera e que desenvolve pesquisas nas áreas da Segurança Pública, Criminalidade e Violência e da Qualidade da Democracia na América Latina, sempre com o foco nos conflitos sociais existentes nas sociedades democráticas.

Também é autor dos Livros "Homicídios no Nordeste. Dinâmica, relações causais e desmistificação da violência homicida" e "Semidemocracia brasileira: instituições coercitivas e práticas sociais", além de diversos artigos científicos publicados em periódicos especializados. Tem concentração nas seguintes áreas de interesse: Teoria da Democracia, Estudos Institucionais, Políticas Públicas, Segurança Pública, Violência, criminalidade e Democracia na América Latina.

(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)

Data: 04/05/2016