topo_cabecalho
Aplicativo criado na UFCG vence concurso de combate à corrupção

Premiado pelo Ministério da Justiça, app concorreu com 54 propostas de todo o País

 

Um aplicativo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Concurso de Aplicativos - Hackathon de Participação no Combate à Corrupção - do Ministério da Justiça. O resultado foi divulgado no último dia 29 de abril.

 

Criado pelo professor de Ciência da Computação, Nazareno Andrade, em parceria com alunos e ex-alunos do curso - Ricardo Araújo, Luiz Augusto Morais, Mariana Souto e Iara Ribeiro - o app As Diferentonas concorreu com 54 propostas de todo o País e foi selecionado na primeira fase do concurso, ficando entre os três finalistas. Cada equipe foi premiada com R$ 10 mil.

 

Na etapa presencial do concurso, que aconteceu de 27 a 29 de abril, a equipe da UFCG venceu a competição e levou R$ 30 mil, valor que deve ser aplicado para implementar as funcionalidades propostas por gestores públicos - no prazo de 40 dias.

 

O aplicativo

 

As Diferentonas é um aplicativo para iOS e Android que ajuda o usuário a fiscalizar e debater como seu município o uso de verbas federais. Para isso, o app responde sua pergunta: é só meu município que recebe e investe verba desse jeito? Minha cidade é ‘a diferentona’?

No app é possível pensar questões como: Por que de 2013 a 2016 João Pessoa recebeu muito mais verba de convênios do Ministério da Justiça e do Ministério das Comunicações do que cidades do mesmo porte? O que foi feito com esse dinheiro? Como acompanho?

Para conhecer como vai funcionar o app, assista o vídeo: https://vimeo.com/162919268. Acesse também a página As Diferentonas no Facebook.

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG -  03.05.2016)


Data: 03/05/2016