Acessibilidade digital: versão oficial da Suíte VLIbras está disponível para surdos

Interessados podem realizar download no Portal do Software Público Brasileiro

Para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lança oficialmente, nesta quinta-feira (5), às 9h, em Brasília, a nova versão da Suíte Vlibras. O conjunto de soluções para surdos já está disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). O projeto é uma parceria do ministério com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados.

“Ferramentas como o VLibras são fundamentais para incluir pessoas com deficiência. Ao utilizar a solução, uma pessoa surda ou com algum nível de deficiência auditiva terá acesso à informação, buscará serviços públicos em formato digital e poderá participar ativamente da construção de políticas públicas”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem, no Brasil, cerca de 9,5 milhões de pessoas com níveis de deficiência auditiva, o que representa cerca de 5,1% da população brasileira (IBGE 2010).

Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas web em sua língua natural de comunicação.

Entre as novidades desta última versão do software público, estão o dicionário contendo mais de 11 mil termos, a criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramentaVlibras-Vídeo para a língua de sinais. Além disso, todas as ferramentas Vlibras-Desktop, Vlibras-Plugin (navegadores Firefox, Safári e Chrome) e Vlibras-Móvel (Android e IOS) sofreram atualizações em suas versões.

Os interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição no Portal de Governo Eletrônico (eGOVBR). O evento será realizado no auditório do subsolo do MP.

Referência para TV

O dicionário do VLibras é referência para a transmissão de informações pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos programas veiculados pelas emissoras de televisão no Brasil. A escolha do vocabulário foi realizada no ano passado, durante o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD).

De acordo com o estabelecido pela Portaria nº 310, de junho de 2006, do Ministério das Comunicações (MC), a inserção de uma janela (espaço delimitado no canto da tela da TV) com um intérprete de Libras só é obrigatória, por enquanto, no horário político e em campanhas institucionais do governo e de utilidade pública. Segundo a norma do MC, as emissoras têm o prazo até 2020 para adotarem a acessibilidade total.

Oficinas

Para treinar os usuários em relação ao uso das ferramentas do VLibras, o MP realizará, em 6 de maio, duas oficinas técnicas na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A primeira tem o objetivo de orientar o usuário final, o cidadão, no uso das ferramentas do VLibras. Já na segunda, a equipe envolvida no projeto apresentará requisitos técnicos para o governo, a academia e ao público em geral que desejar conhecer e colaborar com o projeto. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição no eGOVBR.

(Ministério do Planejamento)

Data: 02/05/2016