UFCG celebra 14 anos de criação

Instituição é uma das melhores do País e a 7º no Nordeste.

A Universidade Federal de Cam­pina Grande (UFCG), criada em 2002, chega ao seu 14º aniversário - nesse sábado, dia 9 - referendada como uma das instituições que mais colaboram para o desenvol­vimento da educação e ensino, da ciência e tecnologia, e da cultura e artes no estado e no Nordeste.

Contribuído na formação profissional e de pesquisa, a UFCG é destaque nacional nas ciências agrárias, sociológica e tecnológicas. Na última avaliação do Ministério da Educação, obteve conceito 4 (de um máximo de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) o que a credencia como uma das melhores do País e a 7º no Nordeste.

Na avaliação do reitor Edilson Amorim, é visível a mudança sociocultural opera­da pela presença da UFCG nas cidades contempladas com a expansão - Cuité, Pombal e Sumé - e a constante renovação provocada nas demais onde a universidade está instalada (Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras).

“A difusão de vagas no ensino de graduação em regiões interioranas do estado, com a presença da pós-gradua­ção e suas atividades de pesquisa e de extensão, define nossa universidade como instrumento indispensável de formação e de desenvolvimen­to para uma expressiva parcela de nordestinos que vivem distante das capitais”, comentou.

"Além de cumprir com a missão de suprir a demanda por profissionais de formação superior, a UFCG tem se destacado na capacitação de pessoas, nas diversas áreas do conhecimento, habilitando-as para atender às mais diferentes especializações”, pontuou, salientando a busca constante da comunidade acadêmica pelo fortalecimento do diálogo com a sociedade e os setores produtivos, numa plataforma de transferência do saber.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 08.04.2016)

Data: 08/04/2016