Encerrada primeira etapa da capacitação da administração do HUAC

Qualificação faz parte do processo de gestão compartilhada com a Ebserh

A equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês concluiu nesta quinta-feira, dia 7, a primeira etapa  da qualificação da gestão do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a ser compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Nessa terceira visita, os profissionais médicos do Instituto de Estudo e Pesquisa (IEP) do Sírio-Libanês  identificaram os atores sociais que se envolverão de forma impactante nas ações do planejamento estratégico (elaborado na segunda visita, realizada em março) para a solução dos macro problemas detectados no diagnostico situacional, produzido na primeira visita da equipe, em fevereiro.

A metodologia para identificação dos problemas e o planejamento para solucioná-los, como também a identificação dos atores responsáveis pela execução das ações, segundo o coordenador da equipe técnica, o médico Ronaldo Queiroz, foi realizada de forma colegiada e teve debates enriquecedores que apontaram práticas resoluções.

A segunda fase da qualificação da gestão do HUAC acontecerá no Hospital Sírio Libanês, com a participação do superintendente Homero Rodrigues, os três gerentes administrativos e cinco colaboradores de setores chaves (clínico ou administrativo, identificados pela equipe do Sírio) em curso de capacitação que resultará no Plano Diretor de Competências (PDC) do Alcides Carneiro.

"Uma  vez por mês, até dezembro, a equipe administrativa do HUAC desenvolverá o seu PDC num planejamento perfeito, no ponto de vista de ferramentas  de gestão, para que nos próximos dois anos, 2017 e 2018, seja aplicado e promova as mudanças necessárias para se atingir a excelência na formação dos profissionais de saúde e na assistência SUS", ressaltou Ronaldo Queiroz.

Avaliando a situação do HUAC,  o coordenador disse que lhe chamou atenção a equipe administrativa, bem dirigida e com profissionais comprometidos e que estimulam os colaboradores. Também afirmou que a infraestrutura, considerando o porte médio do hospital, está em bom estado "dentro das dificuldades vividas" e se encontra numa situação bastante positiva que ajudará o desenvolvimento do PDC, a ser planejado.

"Realmente nos impressionou, pois ao longo dos anos os HU's foram abandonados pelos governos  passados, independente de presidentes ou de partidos", pontuou, conceituando que "a Ebserh - não só promoverá a reestruturação e equipará os hospitais, além da capacitação dos seus gestores - fortalecerá a presença deles na rede de atenção SUS", disse Queiroz.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 07.04.2016)

Data: 07/04/2016