Insa participa da 2ª Semana de Química da UFCG

A abertura do evento foi marcada pela discussão dos Recursos Hídricos no Semiárido, com base na experiência do Insa com Reúso de águas e Captação de Água de Chuvas.

No período de 04 a 06 de abril ocorre a 2ª Semana de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras, que traz o tema O Conhecimento Químico: Educação, Convivência e Sustentabilidade no Semiárido. O evento é promovido pelo curso de Licenciatura em Química da Universidade e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A edição de 2016 está reunindo cerca de 250 alunos dos cursos de Química do município e do Campus de Cuité (PB).

A conferência de abertura Experiências de Gerenciamento de Recursos Hídricos - Insa/Bramar foi proferida pela pesquisadora Claúdia Reis, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A pesquisadora apresentou a experiência do Instituto com foco nos projetos Reúso de Águas no Semiárido e Captação de Água de Chuvas. Dentre os temas que foram tratados, podem-se destacar: abastecimento urbano, crescimento populacional e reúso de água para fins agrícolas. Outro destaque foi a parceria do Insa com a UFCG no âmbito do projeto Bramar, cooperação binacional Brasil-Alemanha.

O principal objetivo do evento é ampliar as discussões sobre os temas de Educação, Ciência e Tecnologia, visando elucidar as questões referentes ao papel da Química na sociedade. A iniciativa integra os dois cursos de licenciatura, permitindo a compreensão por parte dos estudantes da relevância da formação acadêmica em Química e despertando questionamentos que subsidiam discussões acercas da temática.

A programação segue até o dia 06 de abril com palestras, minicursos e apresentações culturais.  A 2ª Semana de Química é uma realização da UFCG através da Coordenação do Curso de Química e Centro de Formação de professores (CFP).

(Ascom Insa)

Data: 06/04/2016