topo_cabecalho
Ipea lança livro sobre o panorama da reciclagem no Brasil

Catadores assinam artigos na publicação “Catadores de materiais recicláveis: um encontro nacional”, que será lançado nesta quinta-feira, 31/03, em Brasília

 

Com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à reciclagem no país envolvendo a perspectiva dos próprios catadores, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, nesta quinta-feira, 31/03, o livro “Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional”.

 

Além dos autores e organizadoras da obra, que conta com 23 capítulos, haverá a participação de Douglas Moreira da Silva e Armando Octaviano Júnior, catadores de materiais recicláveis. Eles assinam artigos que discutem a gestão participativa em cooperativas, analisam a poluição e desafios ambientais e sociais, além de seus relatos sobre a experiência no encerramento de aterros e a capacitação dos trabalhadores.

 

O livro é dividido em três partes: a primeira com destaque para noção de identidade do próprio catador, de suas questões a partir de sua perspectiva como trabalhador. Envolvem ainda as questões de gênero e aquelas relacionadas à divisão sexual do trabalho. Já na segunda parte, o destaque é para o aspecto coletivo, com a discussão sobre organização, instituição e fortalecimento das cooperativas como forma de inclusão produtiva. A última parte do livro discorre sobre o desenvolvimento e os desafios para a tecnologia e inovação no processo produtivo de materiais recicláveis.

 

O lançamento terá início às 10h, na sede do Ipea em Brasília (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso). Participam da solenidade o presidente do Ipea, Jessé Souza e o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Gilberto Carvalho.

 

(Ascom Ipea)


Data: 30/03/2016