Campus de Cuité da UFCG promove Semana da Água

Evento acontece nos dias 21 e 22 de março

Nos próximos dias 21 e 22 de março será realizada, no Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, a IV Semana da Água. O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial de Químca (PET Química)  em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) e contará com apresentação de palestras, mesa redonda, minicursos, painéis, além da Mostra de Iniciação Científica Júnior.

A abertura oficial acontece na segunda-feira, dia 21, às 14h, no Auditório do CES, com a presença do diretor do campus Ramilton Marinho. Em seguida acontecerá a palestra Água, Saúde e Emprego no município de Cuité que será proferida pela farmacêutica Miriam Venâncio de Lima, coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Cuité.

O Dia Mundial da Água é celebrado desde 1993, quando foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Todo dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural – a água. Em 2016, o Dia Mundial da Água abordará a seguinte temática: Água e empregos -  investir em água é investir em empregos.

Inscrição de trabalhos para o evento

O período para a submissão de trabalhos para a IV Semana da Água do CES/UFCG será até sexta-feira, dia 18 de março. O processo de inscrição e submissão de propostas de trabalho para Painéis e Mostra de Iniciação Científica será feito integralmente on-line, através do envio de resumo para o email semanadaaguacesufcg@gmail.com.

Mais informações poderão ser obtidas através do site do evento: http://www.cesdiamundialdaagua.blogspot.com.br

Confira programação da IV Semana da Água no CES:

Segunda-feira 21/03

14h àAbertura oficial com Prof. Ramilton Marinho, Diretor do CES – UFCG. Local: Auditório do CES.

15h àPalestra 1: “Água, saúde e emprego no município de Cuité. Farmacêutica Miriam Venâncio A. de Lima. Coordenadora de Vigilância Sanitária do Município de Cuité. Local: Auditório.

16h àIntervalo

16h20 àPalestra 2: Prof. Luiz Sodré Neto, curso de Biologia CES-UFCG. Local: Auditório do CES.

17h20 àPalestra 3: “ACESSO À ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ”. PET Nutrição CESUFCG; Local: Auditório do CES.

19h àPalestra 4: “POLÍTICAS DO CES/UFCG PARA CAPTAÇÃO E USO DA ÁGUA”. Gustavo, prefeito setorial do CES/UFCG). Local: Auditório do CES/UFCG.

20h às 22h àMINICURSO 1 : “PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA”. Prof. Paulo Sérgio G. Silva, curso de Química CES-UFCG.

20h às 22h àMINICURSO 2 : “O ESTUDO DE CASO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: AS ÁGUAS DE FONTES DUVIDOSAS DE CUITE NO PALCO DE UMA APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA”. Profª. Ladjane P. da S. Rufino de Freitas, curso de Química CES-UFCG.

20h às 22h àMINICURSO 3: “HIDRODESTILACAO: APLICAÇÃO DA ÁGUA NA OBTENÇÃO DE INSETICIDAS DOMÉSTICO". Prof. Juliano Carlo R. Freitas, curso de Química CESUFCG.

Terça-feira 22/03

8h às 12h àMOSTRA DE TRABABALHOS ACADÊMICOS E ESCOLARES SOBRE ÁGUA. Local: Hall do Auditório do CES.

10h àIntervalo

10h20 àMesa Redonda: “ÁGUA E EMPREGOS: INVESTIR EM ÁGUA É INVESTIR E EMPREGOS”. João Azevedo Lins, Secretário de Estado da SEMARH; Ronaldo Menezes, Gerente Regional da CAGEPA – Campina Grande; Willy Pessoa Rodrigues, Agência Mandalla; Giovani Furtado, Sec. Mun. De Agricultura de Cuité; prof. Ramilton Marinho (chairman). Local: Auditório do CES.

12h àIntervalo

14h àPalestra 5: “PENEIRAS MOLECULARES APLICADAS A TRATAMENTO DE ÁGUAS POLUÍDAS”. Profª Vilma Araújo da Costa, UFRN, Natal – RN. Local: Auditório do CES.

15h àPalestra 6: “COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUAS”. Eng. Jailton Medeiros, JM Dessalinização. Local: Auditório do CES.

16h àPalestra 7: “ÁGUA E SUSTENTABILIDADE”. Professoras Silvia Andrade e Jeane Martins, IFPB, Campus Picuí. Local: Auditório do CES.

18h30 àPalestra 8: “El Niño: seus impactos na questão hídrica”. Prof. José de Miranda, curso de Física CES-UFCG. Local: Auditório do CES.

18h30 àMINICURSO 4: “Água: uma questão interdisciplinar” Profª Caroline Zabendzala Linheira, curso de Biologia CES-UFCG; Local: Auditório do CES.

20h àENCERRAMENTO DA IV SEMANA DA ÁGUA CES – UFCG.

(Ascom/CES – 16.03.16)

Data: 16/03/2016