Reitor e arcebispo de Natal articulam encontro para debater os problemas do NE

Evento acontecerá de 18 a 21 de maio em Campina Grande

O reitor Edilson Amorim recebeu na manhã da última terça-feira, dia 15, a visita do arcebispo de Natal-RN, Dom Jaime Vieira Rocha, que veio solicitar a articulação do dirigente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para promover um encontro dos reitores das universidades e institutos federais nordestinos durante o Encontro dos Bispos do Nordeste que acontecerá em Campina Grande, de 18 a 21 de maio.

Com o tema Nordeste: o cuidado com a casa comum. Novo paradigma civilizatório, o encontro celebrará os 60 anos da primeira edição do evento, que também aconteceu em Campina Grande, em 1956, organizado por Dom Helder Câmara e encerrado pelo presidente Juscelino Kubitschek. "Dos debates realizados naquele ano, emergiram opiniões que levaram JK a criar a Sudene, em 1959", lembrou, Dom Jaime.

Debates sobre os aspectos econômicos e sociais - especialmente, a crise hídrica que a região vem atravessando - pautarão o encontro. Entre eles, a gestão das águas da transposição do Rio São Francisco, as prioridades e uma melhor aproveitamento para a qualidade de vida. "As instituições de ensino superior têm muito para partilhar, contribuir e orientar", ressaltou.

Não só o resgate histórico, nem a renovação do compromisso da Igreja Católica com o povo nordestino nortearão o evento, afirmou o arcebispo, apontando para discussões propositivas que venham realmente a contribuir para a solução dos problemas atuais da região. "Para isso, os governadores dos estados nordestinos também estão sendo convidados para comporem um fórum durante o encontro.

Presidente do Observatório Social do Nordeste, Dom Jaime foi Bispo de Campina Grande no período de 2005 a 2011.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 15.03.2016)

Data: 15/03/2016