topo_cabecalho
Equipe do PASCAR participa da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

Evento foi realizado nessa terça, dia 08

 

O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi representado através de sua coordenadora, a professora Adriana Meira e três integrantes do programa, na VII Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, no município de Areial, no Agreste paraibano, na manhã,  desta terça-feira (8 de março).

 

"A Marcha é uma expressão do trabalho que a Comissão de Saúde e Alimentação do Polo da Borborema vem desenvolvendo ao longo dos anos de resgate e valorização das experiências das mulheres agricultoras, bem como de denúncia da violência sofrida por elas, decorrente do machismo, tão arraigado no meio rural, além de ser um espaço de visibilidade do trabalho das agricultoras e sua importante contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar", disse a professora.

 

Além do Polo da Borborema, a Marcha contou com a participação de representantes do Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), representantes da ASA Brasil, do Coletivo de Mulheres do Campo e da Cidade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba (MST-PB), da Secretaria de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e de outros movimentos rurais e urbanos de mulheres.

 

Esse ano, além de ter sido encenada pelo grupo de teatro da AS-Pta a peça "Acorda Biu", a Marcha contou com a presença Lia de Itamaracá – A cirandeira pernambucana.

 

"A Marcha é um importante evento de sensibilização da sociedade para a visibilidade das mulheres, que se consolidam a cada dia como sujeitos do processo produtivo, presentes em todas as etapas desde o cuidado com o solo e a semeadura à colheita e comercialização. Além disso, o evento busca reformular, construir e valorizar estratégias de superação do quadro opressão que ainda vivem muitas mulheres, tanto no ambiente familiar como nas esferas públicas. Esses eventos são ainda oportunidades de afirmação do protagonismo das mulheres na construção do projeto agroecológico para as diversas regiões do Estado", destacou a coordenadora do PASCAR.

 

(Assimp CDSA/UFCG)


Data: 09/03/2016