topo_cabecalho
SBPC discute "Ciência e Sociedade" em reunião na Argentina

Cerca de noventa pesquisadores brasileiros devem participar da 2ª Reunião Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS II), que será realizada entre os dias 5 e 8 de junho em Buenos Aires.

A reunião é organizada pela SBPC, Asociación Argentina para el Progreso de las Ciencias (AAPC), instituição equivalente daquele país, e revista Ciencia Hoy.

Seu objetivo principal é divulgar para a sociedade as contribuições da pesquisa científica e tecnológica dos países do Mercosul, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social dos países latino-americanos. O evento está aberto para pesquisadores interessados.

A organização da reunião dividiu os temas em problemas a serem solucionados e oportunidades, ou seja, o diagnóstico da situação atual, análise de sua perspectiva futura e propostas de possíveis caminhos de ação para os governos.

Serão discutidas questões relativas à Água, Oceanos, Nanotecnologia, Energia, Saúde, Nova Agricultura e Sustentabilidade, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Ciências Sociais, Ética, Radioastronomia, Metrologia, Desenho Industrial, Divulgação Científica e Inclusão Social e Biodiversidade.

A proposta das sociedades científicas do Brasil e da Argentina é ter um papel ativo diante desses problemas e das oportunidades emergentes na região. Foi esta também a proposta da primeira reunião - CTS-I - realizada em 2004, e da reunião de 2005, que ocorreu em Montevidéu.

Trata-se de consolidar o espaço "Ciência, Tecnologia e Sociedade" para reflexão e geração de propostas por parte das comunidades científicas dos países do Mercosul.

Os coordenadores acadêmicos da reunião são Dora Fix Ventura, vice-presidente da SBPC e Aníbal Gattone, da revista Ciencia Hoy.

Serviços:
2ª. Reunião Ciência, Tecnologia e Sociedade - 5 a 8 de junho de 2006.
Endereço - Museu Argentino de Ciências Naturales Bernardino Rivadavia.
Angel Gallardo, 490 - C1405DJR, Buenos Aires, Argentina.
Informações: http://www.reunioncts.org.ar/


Data: 11/05/2006