MEC abre inscrições para Olimpíadas de Língua Portuguesa

Incentivar a leitura, a escrita, além de valorizar a criatividade e propor uma reflexão sobre o papel do professor no ensino da língua portuguesa. Esse é o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro que já recebe inscrições e chega à quinta edição. O lançamento do evento foi realizado nessa quinta-feira, 25, em São Paulo, com a presença do ministro da Educação Aloizio Mercadante.

Para o ministro, essa é uma oportunidade de estímulo à leitura e a redação para todos os brasileiros da educação básica. Ele comentou sobre as regiões Norte e Nordeste do país, que apresentam os menores índices escolares e que têm recebido ações específicas programadas pelo Ministério da Educação. Segundo Mercadante, com exceção do Ceará, todos os estados do Nordeste estão abaixo da média nacional. Já na região Norte, somente o Acre registra números positivos.

“Então, nós lançamos um pacto específico para o Nordeste e um pacto específico para o norte. E agora temos a oportunidade  com a Olimpíada de fazer uma grande mobilização. Nós tivemos 170 mil professores na última Olimpíada. Temos que ter uma meta de atingir todos os professores que estão nesse processo. Nós vamos lutar por isso.”

Mercadante também falou sobre a necessidade de incentivar  o trabalho dos professores que são os principais responsáveis pelo aprimoramento da leitura e da escrita nas crianças nos primeiros anos de ensino.

“Ela (a Olimpíada) tem um olhar permanente na formação continuada dos professores e professoras da rede pública. Ela tá acompanhando, tá dando estímulos pedagógicos, está fazendo orientação. Ela tá fazendo com que os dois lados da sala de aula cresçam. Porque nada acontece na sala de aula se um professor ou uma professora não tiver motivado, não tiver evoluído, não tiver acompanhando esse processo.”

Nesta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro podem participar alunos e professores do ensino fundamental e médio, em quatro categorias: poema, memórias literárias, crônica e  artigo de opinião. Os vencedores levam para casa medalhas, livros e convites para a participação em oficinas culturais e de formação.  Além disso, 152 finalistas vão ganhar medalhas e tablets. Mais detalhes sobre a premiação podem ser conferidos no site. No mesmo endereço é possível acessar o regulamento e realizar a inscrição. O prazo se estende até 30 de abril.

A Olimpíada de Língua Portuguesa faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo MEC e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

( Ascom/MEC - 26.02.16)

Data: 26/02/2016