Presidente do TJPB recebe diretora do campus de Sousa

A parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande, campus Sousa, foi reiterada na tarde desta terça-feira (23), entre o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, e a diretora do  Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da UFCG/campus de Sousa, professora Jônica Marques.

A regulamentação do estágio voluntário e o treinamento para expansão do Processo Judicial eletrônico (PJe) no campus foram os assuntos tratados entre os representantes das instituições e atendidos pelo presidente.

A professora Jônica afirmou que o estágio remunerado existente, fruto do convênio entre as instituições, vem sendo positivo para os jurisdicionados e alunos, mas que o termo não contempla o estágio voluntário.

“O convênio implica em um aprendizado indiscutível para o estudante e um aporte maior que o Judiciário tem junto à comunidade. Precisamos estendê-lo também ao estágio voluntário, que na cidade de Sousa começa a despontar”, disse a diretora do CCJS.

O presidente da Corte estadual de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti, acatou o requerimento para regulamentar a modalidade de estágio, desde que dentro das vagas existentes no Programa “voluntários da Justiça”, iniciado em sua gestão. O gestor afirmou que “o estágio, remunerado e voluntário, representa uma força de trabalho qualificada e importante para o Judiciário”.

Em relação aos treinamentos do Processo Judicial eletrônico, o presidente propôs  a inserção de participantes da UFCG/Sousa em capacitações agendadas para comarcas próximas à região, ao que foi bem aceito pela diretora da instituição de ensino.

“O Pje é uma grande e boa novidade, mas também, um desafio. Todo o corpo docente e discente está interessado em aprender a fazer este novo trabalho, com a formação de multiplicadores, de modo que a UFCG possa colaborar com os demais profissionais da área em Sousa”, defendeu Jônica.

(Gabriela Parente - Gerência de Comunicação TJPB)

Data: 24/02/2016