topo_cabecalho
Congresso nacional de fluidodinâmica computacional será realizado em Campina Grande

 

A cidade de Campina Grande sediará o primeiro Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional, que será realizado entre 11 e 13 de Junho próximo, no Centro de Convenções do Garden Hotel, integrando profissionais das áreas de pesquisa e do setor industrial.

 

A Fluidodinâmica Computacional (CFD) tem sido um instrumento fundamental para a melhoria do desempenho do parque industrial brasileiro. Com ela, vem sendo possível obter soluções que otimizam a geometria de automóveis, aviões, navios, reatores químicos, entre outros equipamentos. Como também, possibilitando a  previsão da dispersão de gases e líquidos tóxicos ou inflamáveis na atmosfera.

 

Com a CFD é possível ainda estudar o escoamento de sangue nas artérias, a injeção e cura de materiais compósitos, o escoamento de petróleo em reservatórios, trocas térmicas, turbomáquinas, a secagem de grãos, o conforto ambiental, as correntes de ar na atmosfera, entre outros fenômenos.

 

Durante o evento haverá exposição de produtos e equipamentos desenvolvidos através da CFD. A data limite para submissão de trabalhos é o próximo dia 18 março.

 

O responsável pelo evento na Paraíba é o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Jefferson Nascimento, co-presidente da comissão organizadora.

 

(Ascom/UFCG -  19.02.16)


Data: 19/02/2016