UFCG recebe visita de representante do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas da França

O professor Jean François Sacadura (foto), responsável para as relações internacionais do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas - INSA de Lyon, com a América do Sul, será recebido nesta quinta-feira, dia 11, pelo Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, oportunidade em que será discutido um acordo de dupla diplomação entre a UFCG e aquela instituição francesa. A informação é do Pró-reitor de Pós-Graduação, Michel François Fossy.

O Projeto Brafitec/Capes/UFCG/INSA é um intercâmbio de alunos de graduação que já dura mais de 7 anos, semelhante aos que foram assinados com a UFU, UFPR e USP, cujos resultados têm sido considerados “ótimos para ambos os lados”, diz o professor Carlos Araújo,  da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica - UAEM, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT.

Desde o ano de 2000, aproximadamente 50 estudantes de engenharia da UFCG realizaram intercâmbio acadêmico, no âmbito do PIANI/UFPB-UFCG, no INSA-Lyon, demonstrando o potencial dessa colaboração para a formação em Engenharia proporcionada pela UFCG. Atualmente, dois estudantes de Engenharia de Materiais, dois de Engenharia Mecânica e seis de Engenharia Elétrica realizam o intercâmbio de graduação na França.

A agenda da visita do professor Jean-François Sacadura à UFCG consta de: 10h: chegada à UFCG; 10h às 12h: Audiência com o Reitor e discussões com os pró-reitores de graduação e pós-graduação, além dos assessores internacionais da UFCG e da UFPB; 12h às 14h: almoço; 14h às 16h: reunião com representantes dos departamentos para discussão sobre a dupla diplomação e a possibilidade de um acordo INSA-UFCG; 16h às 17h: balanço geral da visita; 17h: retorno à João Pessoa.

Data: 10/05/2006